Ao longo dos anos os nossos corpos passam por frequentes transformações, e ao chegar em uma determinada faixa etária essas modificações tornam-se mais perceptíveis. É muito comum que com o envelhecimento o corpo apresente dificuldades em ouvir. A perda auditiva vai chegando aos poucos e aceitar essa condição não é algo simples, mas desenvolvemos este post para te auxiliar.
Aceite a perda auditiva
O primeiro passo é aceitar a perda auditiva. Claro que aceitar essa nova condição de vida pode ser muito difícil, mas saiba que você não está sozinho. Muitos aos poucos encontram dificuldade em ouvir por causa da idade avançada, e outros por causa do excesso de barulho, mas não se culpe. Estamos constantemente rodeados por barulhos, sendo muito difícil não sermos afetados por isso. Estatísticas comprovam que cerca de 10 milhões de brasileiros têm problemas auditivos. Muitas dessas pessoas recuperaram a sua qualidade de vida a partir do uso de um aparelho auditivo. Está pode ser para você uma excelente opção para recuperar a sua audição.
Não deixar o tempo passar sem buscar um tratamento
Outro ponto importante é não deixar o tempo passar sem buscar um tratamento. Buscar tratamento imediato é a melhor opção, pois assim você recupera a sua qualidade de vida mais rápido, e evita passar por complicações como isolamento, depressão, baixa autoestima, perda dos relacionamentos afetivos, o que normalmente ocorre com a perda auditiva. Lembre-se também que a perda auditiva acarreta na falta de estímulos do nervo auditivo que pode passar por perdas irreversíveis.
Realize uma audiometria para descobrir o grau da sua perda auditiva
A audiometria é uma exame que tem como objetivo avaliar a capacidade de ouvir e interpretar sons. Este exame é capaz de detectar alterações auditivas para que o médico oriente ao paciente sobre quais as providências devem ser tomadas. Este é um exame simples, rápido e indolor.
Procure informações a respeito
Caso o médico o te oriente a utilizar um aparelho auditivo, procure informações a respeito. Atualmente os aparelhos auditivos são desenvolvidos com as melhores tecnologias para proporcionar ao paciente maior conforto. Por isso, procure informações a respeito e não tenha medo de utilizar um aparelho auditivo para poder recuperar a sua qualidade de vida.
Leia também: “APARELHO AUDITIVO, PRECISO DE UM, E AGORA?“