Com a chegada do inverno é muito comum o surgimento de várias doenças, principalmente infecções nas vias nasais e nos ouvidos.
Essas infecções auditivas são sempre muito frequentes em crianças, pois a tuba auditiva destas são menores e fica localizada muito próxima aos ouvidos, geralmente ocorrem no nível médio que está atrás da membrana timpânica.
O nariz é um órgão ligado aos ouvidos, e durante o inverno, é comum sentir dores de ouvido causadas pelas doenças respiratórias. Isso ocorre porque durante este período frequentamos ambientes fechados que aumentam a possibilidade de transmissão de doenças.
No inverno é importante ter alguns cuidados para evitar gripes, resfriados, rinite, sinusite e outros problemas respiratórios, desta forma você diminui as possibilidades de desenvolver alguma infecção auditiva.
Separamos algumas dicas que podem ajudar a evitar problemas durante este inverno:
- Após o banho seque bem os ouvidos utilizando uma toalha;
- Utilize gorros ou tampão de orelha para proteger os ouvidos do vento e do frio;
- Não utilize cotonetes ou outros objetos para limpar os ouvidos, pois estes podem perfurar o tímpano ou empurrar a cera.
- Limpe sempre o nariz para evitar a presença de bactérias que possam passar para os ouvidos através do canal que os liga.
- Previna-se contra gripes e tenha cuidado para não contrair infecções respiratórias.
- Faça uma boa dieta com alimentos que tenham como propriedade vitaminas B12, pois elas ajudam a fortalecer o sistema auditivo.
Ao sentir incômodos no ouvido, muitos pacientes recorrem a soluções caseiras, colocando no ouvindo até mesmo cotonete molhado no azeite quente, porém o alívio é apenas momentâneo e pode causar queimaduras ou traumas.
O recomendado é que ao sentir algum sintoma você procure o médico para que ele passe a orientação correta. Além do mais, os motivos para a dor podem variar, podendo ser por causa do frio ou alguma infecção.
Por fim, durante o inverno se possível evite o contato com pessoas doentes, e nos primeiros sintomas de doenças respiratórias procure um médico e utilize a medicação indicada, assim você irá evitar maiores complicações.
Leia também: “COMO PRESERVAR A SAÚDE DA AUDIÇÃO“