A perda auditiva é a condição em que há uma redução na capacidade de perceber ou interpretar sons. Ela pode variar desde dificuldades em ouvir sons suaves ou compreender a fala até a surdez total.
É importante destacar que a perda auditiva não se trata apenas de ouvir sons com volume baixo, mas sim de ter dificuldade em ouvir certos sons ou tons específicos.
Essa é uma experiência comum, pois faz parte do processo natural de envelhecimento. A partir dos 30 a 40 anos, as células ciliadas do ouvido interno começam a morrer gradualmente.
Mas embora o processo varie de pessoa para pessoa, cerca de uma em cada dez pessoas chega a um ponto em que é necessário o uso de um aparelho auditivo.
Confira algumas informações sobre como ocorre a audição, as causas e os efeitos da perda auditiva, bem como as opções de tratamento disponíveis.
Causas da Perda Auditiva
Existem três principais tipos de perda auditiva: condutiva, neurosensorial e mista. Cada umas delas atinge uma parte específica do ouvido e pode ter vários fatores.
A perda auditiva pode ser resultado do envelhecimento natural, acúmulo de cera nos ouvidos, exposição a ruídos intensos, efeitos colaterais de certos medicamentos ou danos nas estruturas internas do ouvido.
E os profissionais da área da audição classificam a perda auditiva em diferentes graus.
Graus de Perda Auditiva
A perda auditiva é classificada em graus: leve, moderado, severo ou profundo. Os graus leve e moderado são os mais comuns. Por outro lado, perdas auditivas condutivas são raras nos graus severo e profundo.
Níveis Sonoros e Perda Auditiva
A intensidade dos sons é medida em decibéis (dB). Sons acima de 80 dB são considerados potencialmente prejudiciais para a audição se forem prolongados.
A exposição a sons intensos pode danificar as células ciliadas do ouvido interno, resultando na perda de sinais elétricos em várias frequências.
Geralmente, o dano afeta primeiro os sons de alta frequência, tornando os sons da fala e as consoantes como “t”, “s”, “ch” e “sh” mais difíceis de serem ouvidos.
Sintomas da Perda Auditiva
Se você suspeita que pode estar sofrendo de perda auditiva, observe os seguintes sintomas:
- Você costumar pedir para as pessoas repetirem o que falaram?
- Amigos ou familiares afirmam que você não ouve bem?
- Você necessita aumentar o volume da televisão ou de outro aparelho em relação as outras pessoas?
- Tem dificuldade em entender conversas em ambientes ruidosos?
- Encontra dificuldades para acompanhar conversas em grupo?
- Tem dificuldade em localizar a origem dos sons?
Se você respondeu afirmativamente a mais de três dessas questões, é possível que você esteja enfrentando perda auditiva.
Dessa forma, recomendamos que você procure um profissional especializado em saúde auditiva