A otite é uma infecção que acontece no ouvido médio, um pequeno espaço cheio de ar atrás do tímpano.
Ela é muito comum em crianças, mas pode surgir em qualquer idade, causando dor de ouvido, secreções amareladas ou esbranquiçadas, perda de audição, febre e irritabilidade.
Tipos existentes
Existem quatro tipos de otite, que variam de acordo com os sinais e sintomas apresentados, tempo de duração e quantidade de episódios de inflamação, os principais são:
Otite média aguda.
Essa é a mais comum e apresentam os sinais e sintomas de forma rápida, sendo eles dor de ouvido e febre causadas pela infeção aguda do ouvido médio.
Otite média aguda recorrente.
Se repete por mais de 3 ocasiões em 6 meses ou 4 ocasiões em 12 meses, geralmente, podendo ser o mesmo microrganismo que volta a proliferar ou por novas infeções.
Otite média serosa.
A presença de líquidos no ouvido médio que podem permanecer por várias semanas e até mesmo a meses sem causar sinais ou sintomas de infecção.
Otite média crônica supurativa.
Ela é caracterizada pela presença de secreção purulenta persistente ou recorrente em conjunto com a perfuração da membrana timpânica.
Causas da otite
A otite é causada por bactérias e vírus, mas também por hábitos inadequados de higiene no ouvido, podendo aparecer após um resfriado ou crise de sinusite.
Ela acontece através de um inchaço dos canais que ligam as orelhas médias à faringe que bloqueiam as tubas auditivas causado por um resfriado ou alergia.
Desta forma, compromete-se a ventilação do ouvido médio propiciando a invasão deste espaço por vírus ou bactérias.
O inchaço das tubas impedem que o fluido seja drenado, tornando aquele ambiente perfeito para as bactérias ou vírus proliferarem, formando a infecção.
Uma outra forma do desenvolvimento da otite é pela inflamação da adenoide, pela proximidade da abertura da tuba auditiva, uma inflamação ou aumento dessas estruturas podem bloquear as tubas contribuindo para a otite.
Sintomas
Entre os seus principais sintomas da otite estão a diminuição da audição, febre, irritabilidade, vermelhidão do tímpano, presença de secreção ou acúmulo de líquidos.
Normalmente o tratamento é feito de acordo com a causa que a provocou e envolve o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Por outro lado, pode ser recomendado o uso de antibióticos, descongestionantes e histamínicos para tentar aliviar a congestão.
Prevenção
Algumas formas de prevenir a otite são: evitar o uso de cotonetes, hidratar-se bem, quando gripado assoar o nariz para evitar o acumulo de secreção, após o banho ou natação secar bem os ouvidos, ao nadar proteger bem os ouvidos.
E não se esqueça de sempre que surgir o sintoma da otite procurar imediatamente um médico para realizar o tratamento de forma rápida.
Leia também: “COMO PRESERVAR A SAÚDE DA AUDIÇÃO“