A Perda Auditiva Condutiva ocorre quando as ondas sonoras são impedidas de alcançar a orelha interna devido a bloqueios na orelha externa ou média.
As pessoas afetadas por essa condição experimentam uma redução geral no volume dos sons e têm dificuldade em ouvir sons fracos.
É importante destacar que a maioria das perdas auditivas condutivas não é permanente e pode ser tratada por meio de medicamentos ou cirurgias.
No entanto, se não forem tratadas adequadamente, podem levar a uma perda auditiva permanente.
Principais Causas
Otite Média
Também conhecida como infecção do ouvido médio. É a causa mais comum de Perda Auditiva Condutiva em criança.
Nessa condição, o ouvido médio fica inflamado e preenchido por fluido, o que impede o tímpano de vibrar corretamente.
A inflamação pode ser resultado de uma infecção respiratória ou de um vírus. Os sintomas incluem inchaço, vermelhidão, dor de ouvido, irritação, perda auditiva, febre e secreção do ouvido.
Na maior parte das vezes ela pode ser tratada com remédios como antibióticos. Mas em alguns casos, será preciso inserir tubos de ventilação.
Otoesclerose
A otoesclerose é a causa mais comum de Perda Auditiva Condutiva em adultos. Ela ocorre devido à falta de cálcio ao redor do estribo (um dos ossículos da orelha média), o que impede sua vibração adequada e o envio dos sinais sonoros para a orelha interna.
Mais de 90% das pessoas com otoesclerose podem recuperar a audição normal por meio de cirurgia.
Outras Causas
- Bloqueio temporário, como alergias ou infecções na orelha externa, como acúmulo de cera, entre outros.
- Perfuração do tímpano.
- Fratura do osso da orelha média.
É importante consultar um profissional de saúde auditiva para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento individualizado, caso você esteja enfrentando sintomas de Perda Auditiva Condutiva.
O tratamento adequado pode ajudar a restaurar a audição e melhorar sua qualidade de vida.