Aparelhos auditivos fazem muito barulho?
Resposta: As primeiras tecnologias eram analógicas e apenas amplificavam os sons. Nestes casos, sons de alta intensidade, como um caminhão passando na rua, poderiam provocar um grande desconforto.
Os novos aparelhos são digitais e modulam os sons para que cheguem aos ouvidos em intensidades confortáveis, evitando esse tipo de problema.
Minha audição vai piorar ao usar aparelho?
Resposta: Algumas pessoas pensam que, se não usarem o aparelho, estarão forçando a audição e poderão ouvir melhor, mas o que acontece é exatamente o contrário.
Além disso, a perda auditiva diminui os estímulos que chegam ao cérebro, provocando a diminuição de funções importantes, como: memória, atenção e concentração, podendo até mesmo causar demências.
Vou ter que usar aparelhos durante toda a vida?
Resposta: Alguns tipos de perda auditiva são causados pela morte das células ciliadas, responsáveis pela condução dos sons.
Quando ocorre esse tipo de perda, a audição não voltará mais o normal e os aparelhos deverão ser usados durante toda a vida.
Posso usar aparelho em apenas uma orelha?
Resposta: Quando existe perda auditiva nos dois ouvidos, é preciso adaptar aparelhos em ambas. Se estimularmos em apenas um dos ouvidos, o outro sofrerá todos os prejuízos de uma perda via auditiva central, prejudicando funções essenciais, como a compreensão da fala.
Os aparelhos auditivos são muito grandes?
Resposta: O avanço tecnológico vem proposrcionando a minituarização dos componentes internos dos aparelhos.
Os mais antigos eram em forma de caixa e ficavam guardados no bolso da camisa. Hoje os modelos são bem pequenos e discretos.