O tímpano é uma película que separa o ouvido interno do externo e também é chamado de membrana timpânica, sendo muito importante para a audição. Muitas vezes a falta de cuidado das pessoas pode causar o tímpano perfurado, diminuindo a capacidade auditiva.
Quando essa membrana se perfura a pessoa pode apresentar dores e coceira no ouvido. Normalmente, quando a perfuração é pequena, ela pode se cicatrizar sozinha, no entanto, em muitos casos, é necessário que o médico indique o uso de algum antibiótico ou faça uma cirurgia.
Por se tratar de uma membrana muito fina e semitransparente, a perfuração do tímpano é um problema muito comum e existem alguns fatores que colaboram para o transtorno sendo eles:
- Traumas acústicos causado por sons muito altos ou explosões;
- Infecções no ouvido médio causadas pelo acúmulo de secreção purulenta;
- Introdução de objetos pontiagudos no ouvido;
- Pressão excessiva de um jato de água ou ar no ouvido;
Sintomas do tímpano perfurado
Os principais sintomas de tímpano perfurado são: dor intensa de ouvidos; coceira e sangramento no ouvido; secreção amarelada devido a presença de vírus ou bactérias; dificuldade em ouvir; zumbido e pode ocorrer tontura ou vertigem.
Mesmo existindo a possibilidade de que a perfuração se feche sozinha, é importante procurar um médico para que ele visualize a região interna do ouvido e se certifique do diagnóstico e caso necessário, indique algum tratamento. Portanto, caso você sinta que o tímpano foi perfurado procure ajuda profissional, principalmente se ocorrer sangramento ou o ouvido eliminar secreções.
O tímpano pode demorar até dois meses para se regenerar completamente, mesmo usando aparelhos auditivos, o que se recomenda é que durante este período a pessoa utilize um pedacinho de algodão dentro do ouvido sempre que for tomar banho, evite assoar o nariz, não frequente praia ou piscina para evitar que entre água no ouvido e ocorra infecções e não realizar a lavagem dos ouvidos enquanto a feriado não for cicatrizada.
Se você já passou pelo o problema e já teve o tímpano regenerado, evite que o ouvido tenha contato com água utilizando tampões, e redobre os cuidados com os ouvidos.
Leia também: “8 CURIOSIDADES SOBRE A SUA ORELHA“